| 11/03/2002 17h54min
Depois de 10 dias fazendo fisioterapia com o auxílio de elásticos e da bicicleta, o catarinense Gustavo Kuerten iniciou nesta segunda-feira, dia 11 de março, em Florianópolis, o trabalho de recuperação na água. Os exercícios fazem parte da recuperação da cirurgia realizada há duas semanas para curar uma lesão crônica no quadril direito. O cronograma da fisioterapia foi elaborado ainda nos Estados Unidos, local da operação. Guga passou 40 minutos na piscina e depois trabalhou com elástico e na bicicleta, acompanhado pelo técnico Larri Passos.
– Por enquanto são poucas horas por dia, mas gradativamente isso vai aumentando. Hoje já começamos a fazer uma coisa nova que é esse trabalho na piscina. Na hora em que eu tenho de fazer os exercícios estou super concentrado, porque sou um cara sério no trabalho. Estou super motivado – afirmou Guga.
Nesta segunda-feira, a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) divulgou os dois rankings semanais. O brasileiro foi confirmado como número 2 do mundo pelo Sistema de Entradas (lista que considera os melhores resultados obtidos nas últimas 52 semanas). Na Corrida dos Campeões (ranking que analisa o desempenho na atual temporada), Guga é o 158º, com apenas dois pontos – caiu na primeira rodada nos dois únicos torneios que disputou, o Aberto da Austrália, em Melbourne, e a Copa AT&T, em Buenos Aires. No primeiro final de semana na capital catarinense depois da cirurgia, Guga se emocionou com o carinho recebido dos fãs e amigos.
– Em todo o lugar que vou sempre tem alguém dizendo que está rezendo por mim e que está torcendo para eu voltar bem para as quadras – contou. – Isso me dá uma energia muito boa e eu só tenho que agradecer a todos e dizer que vai demorar uns meses, mas daqui a pouco vou estar de volta na quadra.