| hmin
A audiência pública para a realização da concorrência internacional será realizada no dia 10 de abril, às 14h30, no auditório do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, em Brasília. Nessa audiência, as empreiteiras interessadas irão conhecer os projetos para a duplicação dos 348 quilômetros, divididos em 14 lotes, sendo 10 em Santa Catarina e 4 no Rio Grande do Sul. O Ministério dos Transportes antecipou a divulgação da data, que foi publicada neste sábado, dia 9, no Diário Oficial da União. O órgão havia anunciado que definiria a audiência na terça-feira, dia 12.
Após a divulgação do edital de licitação, as empresas terão um prazo de 120 a 180 dias para apresentarem suas propostas. As obras de duplicação do trecho Sul da BR-101, entre Palhoça, na Grande Florianópolis, e Osório, no Rio Grande do Sul, devem começar em outubro, conforme previsão do gerente do Corredor do Mercosul, do Ministério dos Transportes, Carlos Alberto la Selva. A execução das obras contará com financiamentos dos bancos Interamericano de Desenvovimento (Bid) e do Japão, e o orçamento previsto é de US$ 1,1 bilhão.
O trecho Sul da BR 101 tem sido palco de graves acidentes e atropelamentos. Desde 1994, já foram registradas 1,2 mil mortes. As obras de duplicação devem ser concluídas em três anos. As informações são da Agência Brasil.