| 15/12/2005 10h49min
Representantes de Israel e da Autoridade Nacional Palestina (ANP) retomarão hoje as conversas para aplicar o "acordo das passagens". A informação foi divulgada pelo ministro da Economia da ANP, Mazen Zunukrut, depois que o ministro da Defesa de Israel, Shaul Mofaz, anunciou que a "passagem segura" para os palestinos, por território israelense, será colocada em andamento na próxima semana de forma experimental.
A decisão israelense coincide com um aumento da violência após dois ataques ontem da Força Aérea israelense, nos quais morreram quatro militantes dos Comitês da Resistência Popular que, segundo fontes militares, se dirigiam de carro rumo à passagem de Karni para lançar um ataque.
O governo de Ariel Sharon suspendeu essas conversas por causa do ataque de um suicida palestino que há dez dias causou a morte de cinco israelenses na cidade de Natânia, e devido ao descumprimento, por parte da ANP, de suas obrigações em matéria de segurança no terminal fronteiriço de Rafah, entre Gaza e Egito.
AGÊNCIA EFE