| 15/12/2005 10h11min
O Liverpool será o adversário do São Paulo na decisão do Mundial de Clubes no próximo domingo, às 08h20min (horário de Brasília). Confirmando o favoritismo, o time inglês derrotou nesta quinta o Deportivo Saprissa, da Costa Rica, por 3 a 0, pelas semifinais da competição. Os gols do jogo foram assinalados por Crouch, duas vezes, e Gerrard.
O Liverpool, já no início da partida, não deixou dúvidas sobre sua superioridade em relação ao Deportivo Saprissa. Com uma marcação extremamente eficiente, o time inglês não deixava espaços para avanços da equipe da Costa Rica. Dominando o jogo, o atual campeão da Liga dos Campeões da Europa não demorou para abrir o marcador. Aos três minutos, o time chegou pela ponta esquerda. Cissé, destacado por sua grande movimentação, recebeu a bola e encostou para Crouch, que não perdoou e mandou para as redes do goleiro Porras.
Tentanto igualar o placar, o Saprissa arriscava-se apenas em lançamentos longos, mas sem sucesso. Todos os jogadores que tentavam dominá-los apareciam em impedimento. A ineficiência do adversário e o bom toque de bola proporcionaram ao Liverpool a ampliação da vantagem. Aos 31, Riise levantou da esquerda. Gerrard pegou de primeira na entrada da área e não desperdiçou, fazendo 2 a 0.
Repetição do primeiro tempo na etapa complementar. O Liverpool teve total domínio do jogo. Sem erros de passe, o time seguiu tocando firme a bola. O Saprissa tentou novamente os lançamentos, mas, como nos 45 minutos iniciais, a jogada foi facilmente desarmada pelos ingleses. O time da terra dos Beatles, no entanto, não ficou na defesa apesar da vantagem. Aos 13, resolveu que era hora de fazer mais um gol. Gerrard lançou Riise. O jogador levantou para Crouch, que, livre dentro da área, não encontrou problemas para marcar o terceiro.
Com tamanha facilidade, o técnico Rafa Benitez decidiu poupar titulares. Gerrard, que concorre com Ronaldinho ao prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa, saiu para a entrada Sinama. Logo depois, o zagueiro Hyypia deixou o campo para o ingresso de Garcia e Alonso foi substituído por Hamann. A vitória por 3 a 0 confirma a série do Liverpool: 11 jogos sem tomar gol.
Liverpool e São Paulo nunca se enfrentaram em uma final de Mundial. O time inglês, vice-campeão por duas vezes, vai em busca do seu primeiro título. Em 1981, perdeu o troféu para o Flamengo. Em 1984, a derrota foi para o Independiente. Já o tricolor paulista, campeão em 1992 e 1993 contra Barcelona e Milan, respectivamente, tenta o tri.
CÍNTIA HOHMANN