| 13/12/2005 22h14min
O judoca gaúcho João Derly conquistou o Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta masculino em 2005. Em setembro, no Egito, ele se tornou o primeiro lutador brasileiro a conquistar uma medalha de ouro num Mundial adulto, e encerrou a temporada com a medalha de bronze na Copa Coréia de Judô. Pela primeira vez, um atleta de judô disputou o título de Melhor do Ano na mais importante premiação do esporte brasileiro.
O atleta chega nesta quarta, dia 14, em Porto Alegre e promete comemorar a conquista com um churrasco, junto com seus familiares.
– Fiquei muito honrado em receber este prêmio em meio aos melhores esportistas do Brasil. Este troféu vai para minha família que me ajudou durante todo este tempo. Acho que o judô já tinha uma história no Brasil, mas faltava esta medalha pra dar incentivo ao esporte – disse Derly.
Ele disputou no voto popular pela internet com o iatista Robert Scheidt e o capitão da seleção masculina de vôlei, Giba.
João Derly treina em média de quatro a cinco horas por dia no seu clube, a Sogipa, em Porto Alegre. O judoca irá participar de mais uma competição internacional em janeiro do ano que vem, no Japão.