| 13/12/2005 13h31min
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, afirmou hoje, durante o seminário Novo Mapa do Brasil promovido pelo grupo Estado, que as taxas de juros devem cair no próximo ano. De acordo com Mantega, os resultados da economia garantem tanto a queda da Selic quanto da TJLP.
– Não vejo perigo de contaminação da inflação. Mesmo porque, se você olhar os índices de inflação para o próximo ano, vê que já estão em patamar baixo. Os índices de atacado são importantes porque vão corrigir os preços administrados no ano que vem. Já temos a segurança de que serão baixos. Então, a inflação está sob controle. Estamos a cavaleiro diante desta situação – afirmou.
Diante deste cenário de juros mais baixos, previsto pelo presidente do BNDES, a previsão é de que haja mais investimento no país em 2006.
– O investimento poderá ser impulsionado - investimento que já tomou impulso no nosso governo. Estamos no patamar de 20% do PIB, que já esteve em menos de 18%. Portanto, deve ganhar impulso maior quando essas taxas caírem – disse Mantega.
AGÊNCIA O GLOBO