| 13/12/2005 10h53min
A União Européia (UE) anunciou hoje que vai aumentar a ajuda ao desenvolvimento comercial dos países pobres em 1 bilhão de euros a mais, por ano, a partir de 2010, acima dos 400 milhões destinados, atualmente, a esse fim.
Dessa forma, a ajuda total para a assistência relacionada ao comércio (TRA na sigla em inglês) passará a ser de 2 bilhões de euros anuais, já que a Comissão Européia anunciara em julho passado sua intenção de elevar o valor para 1 bilhão de euros.
A decisão foi tomada pelo Conselho Europeu reunido em sessão extraordinária no marco da 6ª conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), que começou nesta terça-feira e que vai até domingo, em Hong Kong.
O comissário europeu de Comércio, Peter Mandelson, admitiu que os 25 integrantes da UE chegaram a Hong Kong "com as mãos vazias" em termos de ajuda para o desenvolvimento comercial dos países mais pobres e reiterou que, para a UE, é essencial que a OMC aprove esta semana o chamado "pacote de desenvolvimento".
AGÊNCIA O GLOBO