| 12/12/2005 10h02min
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, insistiu hoje em Tóquio, durante a realização do Mundial de Clubes, que seu objetivo é estabelecer um número mínimo de seis jogadores locais por clube para limitar a quantidade de estrangeiros nas equipes.
– A solução passa por estabelecer um mínimo. A idéia da Fifa é que deveria haver pelo menos seis jogadores que poderiam ir para a seleção do país da equipe em questão – disse aos jornalistas.
Blatter fez esta referência ao ser perguntado pelo grande número de estrangeiros no Liverpool, que participa do Mundial de Clubes do Japão.
– Um dos princípios da União Européia é o mercado livre, por isso é possível ter em campo tantos jogadores de outros países da União. Isso não acontece só no Liverpool, mas também em outros muitos clubes. É esta situação que não é boa para o futebol – assegurou o presidente da Fifa.
– A identidade nacional dos clubes é muito importante, mas são os regulamentos dos campeonatos que precisam colocar limites à entrada de jogadores estrangeiros – afirmou.
AGÊNCIA EFE