| 11/12/2005 19h25min
Em uma partida emocionante pelo Campeonato Italiano neste domingo, a Inter de Milão recebeu o Milan e venceu por 3 a 2, no Estádio Giuseppe Meazza, com dois gols do brasileiro Adriano. Com o resultado, a Inter pula para a vice-liderança da competição, com 32 pontos, enquanto o Milan cai para o quarto lugar, com 31 pontos. Contando com o apoio dos seus torcedores, a Internazionale partiu para cima do Milan e encurralou o adversário nos primeiros 15 minutos do primeiro tempo.
Ainda que os primeiros 45 minutos tenham sido muito disputados, quem mais se destacou na etapa inicial foi o árbitro da partida, que marcou dois pênaltis discutíveis, um para cada lado. No primeiro, aos 21 minutos, o atacante Martins, da Inter, invadiu a área, e trombou com o zagueiro Nesta. Pênalti. Na cobrança, o artilheiro Adriano chutou forte e no meio, sem chances para Dida. O gol inflamou ainda mais os torcedores, que continuavam a empurrar os donos da casa ao ataque.
O empate do Milan saiu em outro pênalti duvidoso. Após cobrança de falta de Pirlo, a bola bateu na mão do português Luis Figo, que estava na barreira, e o juiz apontou para a marca do pênalti. O ucraniano Shevchenko bateu colocado, sem chances para o brasileiro Júlio César, e empatou a partida aos 39 minutos do primeiro tempo.
Os dois times voltaram para o segundo tempo com a mesma disposição, e o clima esquentou no início da segunda etapa, aos 9 minutos, após desentendimento entre Kaká e Verón, que tentou até acertar uma cabeçada no brasileiro. Como o jogo ficou carregado de faltas, as bolas paradas foram as fontes de perigo ao gol das duas equipes, e a Inter aproveitou isso para passar à frente no marcador.
Aos 13 minutos, Adriano bateu falta de longe e a bola foi no canto. Dida caiu para fazer a defesa, mas soltou a bola nos pés do nigeriano Martins, que só teve o trabalho de completar para o gol e colocar a sua equipe em vantagem no placar. Com o gol, o Milan se lançou à frente e levava mais perigos nos contra-ataques.
O empate do arqui-rival veio aos 38 minutos. Gilardino bateu falta pela direita e o holandês Stam subiu mais que toda a defesa da Inter para colocar a cabeça e deixar tudo igual novamente. Quando tudo parecia definido, brilhou a estrela do artilheiro Adriano, que garantiu a vitória para os donos da casa.
Aos 46 minutos do segundo tempo, Verón cobrou escanteio e a bola encontrou Adriano, que estava no meio da defesa do Milan, e achou espaço para cabecear e confirmar a vitória. Agora, na próxima rodada, dia 18 de dezembro, a Internazionale enfrenta o Reggina, fora de casa, enquanto o Milan recebe o Messina.
AGÊNCIA PLACAR