| 07/03/2002 17h17min
O gaúcho Guilherme Bier (foto) conquistou o bicampeonato sul-americano da travessia de 5 quilômetros nesta quinta-feira, dia 7 de março, em Belém (PA). No 36º Campeonato Sul-Americano Absoluto de Desportos Aquáticos, Bier ficou com o ouro ao completar a prova com o tempo de 57min44s. O argentino Facundo Quiroga ficou com a prata (57min47s), e o baiano Fábio Lima ganhou a medalha de bronze (59min11s).
Na prova feminina, Natalya Yakovleva, nascida na Rússia, ganhou seu primeiro título naturalizada brasileira ao completar a travessia cronometrando 1h05min56s. A segunda colocada foi a argentina Maria Celeste Puñet (1h06min58s), seguida por Sandra Karina Cupueran Arias, do Equador (1h12min40s). A catarinense Fabiana Carreço ficou em quarto lugar, com 1h13min40s.
– Estou mais feliz com esta vitória do que na primeira vez. Competir com o povo torcendo por você é muito bom, embora também tenha sido gostoso derrotar o favoritismo dos argentinos na casa deles, há dois anos – comemorou Bier, que conquistou seu primeiro título sul-americano em 2000, na cidade argentina de Rosário.
A segunda e última travessia do Sul-Americano será neste sábado, dia 9, com a prova de 10 quilômetros. A largada está prevista para as 9h, mas a confirmação vai ocorrer apenas na véspera, após os estudos da maré. O Brasil irá competir com Carlos Eduardo Pavão, Rafael Galo, Priscila Alves e Viviane Motti.