| 08/12/2005 16h23min
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) trabalha em um autêntico movimento de iô-iô nesta quinta. Desde a abertura, o Índice Bovespa já subiu e desceu várias vezes, indicando que o mercado não encontrou uma tendência definida para operar. Às 16h03m, o índice marcava 32.719 pontos, com baixa de 0,11%. Já no mercado de câmbio a tendência de alta é firme. O dólar subia 1,37% nos últimos minutos de negociação, cotado a R$ 2,222 na compra e R$ 2,224 na venda.
A Bovespa ainda mostra os efeitos de um movimento de realização de lucros, que encontra como justificativa a volatilidade das bolsas norte-americanas e as incertezas quanto aos próximos passos da política monetária brasileira. A torcida no mercado de ações é por um aumento no ritmo de corte de juros, para compensar a queda do Produto Interno Bruto (PIB).
No câmbio, a alta é atribuída a uma correção de carteiras dos bancos, para reduzir posições "vendidas" em dólar futuro (aposta na queda). O Banco Central continua a promover compras de dólares, mas não seria a razão direta para o ajuste. Nesta quinta o BC fez mais um leilão de swap reverso e voltou a comprar dólares no mercado à vista.
AGÊNCIA O GLOBO