| 07/12/2005 09h49min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje o ex-ministro e o ex-deputado José Dirceu (PT-SP). Em entrevista a três emissoras de rádio, Lula disse que levaria o colega de partido ao palanque em uma eventual candidatura à reeleição.
– Eu levaria o Zé Dirceu para o palanque até porque ele foi cassado e não foi provado nada contra ele. Ele é um cidadão que não cometeu um delito. Ele não é culpado nem por omissão – afirmou.
Acusado de envolvimento no mensalão, Dirceu teve o mandato de parlamentar cassado. Lula fez questão de lembrar que a compra de deputados não foi provada e que o denunciante (ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) também foi cassado.
Sobre as denúncias de caixa dois no PT, o presidente disse que se sentiu traído. Reconheceu os crimes cometidos pelo partido, mas negou ter conhecimento das irregularidades cometidas.
– O PT não precisava dessa prática política até porque não é o dinheiro que faz uma pessoa ganhar as eleições. Houve crime de caixa dois. Ninguém nega isto. Eu não sei quem sabia. Delúbio assumiu sua parte. Estou convencido que a prática de caixa dois só vai acabar com a mudança na política eleitoral – disse.
Esta é a terceira entrevista de Lula a comunicadores de rádio. As duas primeiras ocorreram em novembro, quando o presidente respondeu a perguntas de jornalistas de 13 emissoras.
AGÊNCIA BRASIL E AGÊNCIA O GLOBO