| 05/12/2005 23h01min
Pelo terceiro mês seguido, a Varig perdeu passageiros no mercado doméstico para a Gol. A participação da companhia gaúcha no mercado doméstico recuou de 25,1% em outubro para 24,77% em novembro, segundo o Departamento de Aviação Civil (DAC). No mesmo período, a fatia da Gol subiu de 28,7% para 29,08%.
Esse movimento ampliou a distância entre a Varig e a Gol no ranking doméstico de aviação para 4,31 pontos percentuais. Em outubro, a diferença era de 3,6 pontos. Com isso, a Gol se manteve em segundo lugar no mercado aéreo doméstico, atrás somente da TAM, que deteve 43,79% de participação em novembro – em outubro, a fatia era de 43,82%. A estabilidade da TAM, combinada ao crescimento da Gol no mercado doméstico, ajudou a reduzir a participação da Varig, que está em recuperação judicial. No acumulado de janeiro a novembro, a Varig ainda está em segundo lugar, com 27,23% de participação, contra 27,02% da Gol. A TAM ficou com 43,27%. A Varig lidera o transporte aéreo de passageiros no mercado internacional. Mas a investida da concorrência diminuiu sua participação de 77,04% em outubro para 75,29% em novembro. No mesmo período, a participação da TAM evoluiu de 20,5% para 21,89%. A da Gol subiu de 2,43% para 2,79%. ZERO HORA