| 05/12/2005 13h27min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido com os ministros Dilma Roussef (Casa Civil), Jaques Wagner (Relações Institucionais), Paulo Bernardo (Planejamento) e Antonio Palocci (Fazenda) para definir os gastos do governo neste fim de ano e começar a acertar os projetos prioritários para 2006, que é ano eleitoral. Jaques Wagner, que saiu no meio da reunião para dar entrevista, negou que haja ineficiência do governo nos gastos do orçamento e que, segundo Paulo Bernardo, 87% das verbas previstas para o ano já foram empenhadas.
– Acredito que estamos numa média bastante razoável do orçamento – disse o ministro.
Segundo Jaques Wagner, a preocupação do governo no fim do ano é garantir recursos para áreas de infra-estrutura e social em 2006. Antes da reunião, a previsão é que só para pagamento de emendas de parlamentares será liberado entre R$ 1 bilhão e R$ 1,1 bilhão neste fim de ano.
Oficialmente, o Palácio Planalto evitou confirmar a reunião da junta orçamentária porque essa foi, na prática, a primeira reunião do grupo depois dos desentendimentos públicos entre Palocci e Dilma a respeito do rigor do ajuste fiscal. Os dois só haviam se encontrado na reunião de coordenação, na semana passada. Jaques Wagner disse ainda que o governo aposta numa reversão da queda do Produto Internto Bruto (PIB) no último trimestre do ano.
– Esperamos que o último trimestre aponte uma recuperação e fechemos o ano com um crescimento de 3% – afirmou.
AGÊNCIA O GLOBO