| 01/12/2005 14h06min
O piloto Klever Kolberg entra na pista no sábado pensando em conseguir uma façanha. Para levar o título do Campeonato Brasileiro de Rali Cross Country, ele precisa vencer o Rali dos Amigos, última etapa do ano, e torcer para que Gilherme Spinelli, Reinaldo Varela e Edu Piano não cheguem entre os primeiros.
- Sei que não dependo apenas do meu resultado, mas vou tentar fazer a minha parte - disse Klever.
A prova final do campeonato nacional acontece em uma fazenda na cidade de Itatinga, a 218 km de São Paulo. Serão 153 quilômetros de velocidade por uma área de reflorestamento, com terreno arenoso e muitas curvas.
Entre as motos, o título brasileiro já tem dono. Com uma prova de antecedência, Jean Azevedo conquistou seu pentacampeonato. O piloto da Equipe Petrobras Lubrax vai utilizar a última etapa da temporada como treinamento para o Dakar.
- Vou correr a prova com uma moto igual a do Dakar, uma KTM 700 - disse Jean, que nesse tipo de prova normalmente corre com uma KTM 525.
O objetivo do piloto é se acostumar com a moto mais pesada que utilizará no deserto. A KTM 700 pesa 85 quilos a mais. Jean, que venceu todas as provas do ano, não pensa muito na vitória neste sábado.
- Em 2003, fiz a mesma estratégia e cheguei em terceiro - disse.
O irmão de Jean, André Azevedo, que também tem planos de subir no pódio do Dakar, corre em Itatinga pensando em garantir o vice-campeonato entre os caminhões. Apesar de ter vencido três das seis provas do ano, André teve problemas com seu caminhão no Rali dos Sertões. A prova possui peso 2 no campeonato.
- Isto me afastou do Carlos Salvini, que foi o segundo no Sertões - disse André, que com 89 pontos, briga pelo vice com Wagner Agostinho, com 83. Salvini tem 120 e já é o campeão.