| 27/11/2005 18h39min
O Atlético Paranaense venceu o Paysandu por 3 a 2 na tarde deste domingo, na Arena da Baixada, e rebaixou o adversário para a Série B em 2006. Com 41 pontos, o Papão nada mais pode fazer para evitar a queda. Já o Furacão chegou à sexta colocação com 61 pontos, ultrapassando o Cruzeiro, que perdeu para o Paraná.
Apesar do resultado, o Paysandu foi um adversário difícil para o Atlético. Nos primeiros minutos, o Papão saiu para o jogo, alternando oportunidades com o Furacão. No entanto, o primeiro chute a gol só veio aos 9 minutos, em cobrança de falta -que foi para fora - de Jancarlos para o Atlético.
De bola parada, o Papão chegou com perigo aos 13 minutos. No levantamento na área, Robgol subiu sozinho e cabeceou para o chão. Diego fez ótima defesa. Aos 17 minutos o Furacão respondeu. Denis Marques fez grande jogada pela esquerda e rolou para a batida de Jancarlos. Ronaldo evitou o gol. Aos 19, Denis Marques arrancou livre e errou, ao não definir se tocava para Finazzi ou arrematava. A bola foi para fora. Na resposta, aos 22, quase gol do Papão. No bate-rebate, Alan Bahia evitou a entrada da bola com um cabeceio quase em cima da linha.
Aos 26, o Atlético perdeu uma chance incrível. Finazzi e Ferreira tabelaram na área, mas desperdiçaram a chance. No minuto seguinte, com estilo, Ferreira ajeitou para Cristian mandar de voleio para fora. O Paysandu perdeu boa chance com Rafael Moura aos 35. Livre contra Diego, o atacante bateu para fora. Denis Marques teve mais uma chance para o Atlético, barrada por Ronaldo aos 38. Na resposta, aos 41, Robson errou cabeceio praticamente dentro do gol. Aos 42, Ferreira, com os pés, fez o mesmo, e o placar ficou no 0 a 0 na primeira etapa.
Logo aos 7 minutos da segunda etapa, Denis arrancou pela direita e cruzou. Livre na área, Finazzi começou a derrubar o Papão: Atlético 1 a 0. em desvantagem, o Paysandu se atirou ao ataque, mas não obtinha sucesso. Melhor para o Furacão, que com espaços, chegou à área do Papão com Ferreira. O colombiano foi derrubado. Pênalti que, aos 20 minutos, Alan Bahia converteu: 2 a 0. Sentindo o gol, o time paraense passou a ser acuado. Finazzi perdeu mais um, aos 23, cara a cara com Ronaldo.
Ficou fácil para o Atlético. Aos 26, Jancarlos cruzou e livre na área, Denis Marques fez o terceiro do Furacão. Com a situação de rebaixamento já definida, Carlos Alberto Torres fez três substituições de uma vez, aos 33. E deu certo: aos 41, Luiz Augusto aproveitou a oportunidade, descontando para o Papão: 3 a 1. Na seqüência, aos 44, Balão aproveitou dentro da área, diminuindo mais o placar: 3 a 2. Mesmo diminuindo o prejuízo e mostrando honradez, ficou assim mesmo o jogo, com a vitória do Furacão.
AGÊNCIA PLACAR