| 27/11/2005 18h13min
O Paraná derrotou por 2 a 0 o Cruzeiro neste domingo, no Estádio Pinheirão, em Curitiba, em jogo válido pela 41ª rodada do Campeonato Brasileiro. Beto e Fernando Gaúcho marcaram os gols do time da casa, ambos no segundo tempo.
Com o resultado, o Tricolor garantiu sua classificação para a Copa Sul-Americana, pois soma agora 61 pontos, na sétima posição. A Raposa, também garantida no torneio internacional, permanece logo atrás, no oitavo lugar com 60 pontos.
O início do confronto veio em ritmo lento. O Paraná, que precisava de apenas um ponto para garantir a classificação para a Copa Sul-Americana, parecia pouco motivado. O Cruzeiro também dava a impressão de estar em campo apenas para cumprir tabela.
Nos primeiros minutos a bola ficou muito presa no meio-campo. Aos poucos o Tricolor aumentou seu volume de jogo e começou a pressionar o adversário.
Entretanto, quem assustou pela primeira vez foi a Raposa. Aos 20 minutos, o atacante Diego chutou da intermediária e o goleiro Flávio afastou o perigo.
Aos 25, novo ataque do Cruzeiro. Jonathan cruzou da esquerda e Adriano, de frente para o gol, cabeceou. Flávio fez ótima defesa e afastou a bola.
Pouco depois, o treinador paranista foi obrigado a fazer duas substituições por contusão. O atacante Borges e o lateral Edinho saíram para as entradas de Fernando Gaúcho e Vicente.
Aos 40, novo ataque do time mineiro. A bola foi levantada na área e Kelly cabeceou com perigo. Bem-colocado na jogada, Flávio defendeu outro lance difícil.
No segundo tempo, o Tricolor voltou com uma postura diferente da primeira etapa. Logo aos dois minutos o volante Beto arriscou chute de fora da área, mas a bola saiu sobre o gol de Fábio.
Com atitude diferente na etapa final, o primeiro gol do Paraná saiu aos 17 minutos. Após cruzamento de Neto na grande área, Beto completou de cabeça e abriu o placar no Pinheirão.
Pouco depois, aos 24, o Tricolor chegou ao segundo gol. Aproveitando a sobra da bola na área, o atacante Fernando Gaúcho completou para o fundo das redes e ampliou para os donos da casa.
Após o segundo gol, o Cruzeiro se desmotivou completamente e passou a esperar o apito final. O Paraná seguia administrando o resultado e buscava velozes contra-ataques.
Aos 37, após lançamento em profundidade para o ataque Tricolor, o cruzeirense Wéldon cometeu pênalti. Na cobrança, Sandro bateu no meio do gol e Fábio defendeu.
AGÊNCIA PLACAR