| 25/11/2005 12h38min
O titular da 20ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, o delegado Fábio Mota Lopes, enviou hoje mais um ofício ao Batalhão de Operações Especiais (BOE) intimando os 12 PMs identificados em imagens gravadas durante o confronto entre polícia e torcedores do Inter no início do mês passado, após o jogo contra o Fluminense no Beira-Rio, para depor. O delegado Lopes alega estar ocorrendo um descaso, já que a corporação não está auxiliando nas investigações.
– É lamentável esse tipo de postura, porque, me parece, que o comandante do BOE está se arvorando como um jurista. Ele rasga a Constituição Federal, rasga pó Código de Processo Penal, enfim, há um verdadeiro descaso por parte da BM – afirma o delegado Lopes.
A Brigada Militar (BM), no entanto, não se pronuncia sobre o assunto.
Caso inquérito civil seja concluído sem o depoimento dos militares, o delegado Lopes não descarta o indiciamento do comandante do BOE por descumprir requisições judiciais
e solicitações da 20ª DP.
Fábio Mota Lopes não tem dúvida de que houve desacato a autoridade, mas também abuso de poder. Mais de 20 pessoas ficaram feridas no tumulto.