| 23/11/2005 18h23min
Santa Catarina espera a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União nesta quinta-feira para começar o reforço na fiscalização sanitária de produtos para exportação.
A portaria assinada pelo ministro da Agricultura Roberto Rodrigues delegará aos Estados a supervisão sanitária em decorrência da greve dos fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A medida foi comunicada hoje pelo ministro ao governador Luiz Henrique da Silveira e já mobilizou a secretaria estadual da Agricultura para um levantamento da quantidade de fiscais agropecuários necessária para atender a demanda de exportação.
Com a greve dos fiscais do Mapa, os portos catarinenses estão deixando de exportar cerca de US$ 100 milhões por semana em carnes de aves e suínos produzidas pelo Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
De acordo com o secretário Moacir Sopelsa, a partir de amanhã fiscais catarinenses ajudarão no trabalho.
Segundo Sopelsa, os principais pontos de estrangulamento das atividades de fiscalização ocorrem no porto de Itajaí e no porto seco de Dionísio Cerqueira. Nestes locais, há maior concentração de cargas retidas e é onde deve começar a operação de reforço do Estado.
A estratégia de atuação está sendo discutidos com a superintendência estadual do Mapa e com a representação dos fiscais federais.