| 23/11/2005 14h26min
A Câmara Temática de Negociações Agrícolas Internacionais entregou hoje, ao ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, uma proposta de eliminação dos subsídios às exportações agrícolas num prazo de até cinco anos.
– Queremos que o governo assuma as posições do setor produtivo nas negociações multilaterais – disse o presidente da câmara, Gilman Viana Rodrigues, referindo-se à próxima reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), prevista para meados de dezembro, em Hong Kong.
As sugestões apresentadas pelo setor produtivo para as negociações em Hong Kong estão concentradas em subsídios, apoio interno e acesso a mercados. De acordo com os integrantes do órgão os países membros da OMC já assumiram o compromisso de eliminar os subsídios.
A câmara propõe ainda uma forte redução dos apoios domésticos concedidos pelas nações ricas aos seus agricultores. O setor agropecuário brasileiro entende que a ajuda interna específica por produto não pode ultrapassar a 10% do valor da produção, quando o país concedente tiver mais de 2% de participação no mercado global.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA