| 21/11/2005 14h20min
Num discurso de defesa da atual política econômica, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles afirmou nesta hoje que o Brasil precisa de trabalho e 'não de soluções mágicas'. Segundo ele, foi focando uma política de longo prazo que o país ostenta atualmente uma estabilidade e condições de crescimento sustentável.
– Nenhum país vencedor buscou caminhos fáceis – disse Meirelles, no encerramento de seminário realizado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) em São Paulo. – O Brasil precisa hoje do trabalho do dia-a-dia. Do trabalho sério, duro e eficiente, para chegar ao Primeiro Mundo e não de soluções mágicas.
A declaração de Meirelles vem num momento em que o trabalho do ministro Antonio Palocci, superior hierárquico de Meirelles, está sendo criticado dentro do próprio governo. Os ataques partiram da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, que defende aumento de gastos públicos como forma de estimular a reação da economia. Ela é contrária ainda à elevação da meta do superávit primário.
Para Meirelles, no entanto, o país já tem condições de crescer 'não só nos próximos trimestres, mas nos próximos anos'. Ele defendeu a manutenção da atual política econômica ao afirmar que a manutenção de 'regras sólidas são vitais para ter o país com que sonhamos'.
AGÊNCIA O GLOBO