| 18/11/2005 19h19min
As atenções de cerca de 10 milhões de pessoas ao redor do mundo estarão voltadas para um lugar neste sábado: Madri. A partir das 17h (horário de Brasília), Real Madrid e Barcelona entram no gramado do Santiago Bernabéu para disputar um dos maiores clássicos do futebol mundial. Além de toda a rivalidade histórica, quem vencer pode assumir a liderança do Campeonato Espanhol em caso de tropeço do líder Osasuna. O Barça ocupa a vice-liderança, com 22 pontos, enquanto o Real é o terceiro, com um ponto a menos.
Mais do que nos últimos anos, o superclássico entre Real e Barça será marcado por duelos pessoais. Enquanto o time madrileno aposta todas suas fichas no brasileiro Ronaldo, o time catalão espera pelos gols do camaronês Eto’o, atual artilheiro da competição. Se o time azul-grená conta com a habilidade de Ronaldinho para desequilibrar, o time merengue espera que Robinho, enfim, desencante. No banco de reservas, o duelo será estratégico, entre os técnicos Wanderley Luxemburgo e Frank Rijkaard.
– Clássico não tem favorito. Real Madrid-Barcelona nunca tem um. Às vezes, um chega ao jogo melhor do que o outro, mas é só isso. A motivação supera tudo – declarou o treinador brasileiro após o treino desta sexta.
Luxemburgo não demonstra, mas tem motivos para ficar confiante. Depois de passar um mês com problemas para escalar o time em função de lesões e punições, o treinador terá à disposição quase todos os jogadores titulares. Além de Ronaldo, recuperado de lesão no tornozelo direito, retornam ao time os meias Júlio Baptista e Zidane e o zagueiro Helguera, que estavam machucados, além de volante Pablo García, que cumpriu suspensão na última rodada.
– Estarei 100% e ganheremos por 2 a 0 – afirmou o Fenômeno, confiante.
No Barcelona, a grande novidade será a entrada do volante brasileiro Thiago Motta no time titular. O jogador, que atuou pouco na temporada passada por causa de lesão, entra na equipe no lugar do holandês Van Bommel, que está lesionado. O lateral brasileiro Beletti, que recebeu alta nesta semana, não foi sequer relacionado para a partida pelo técnico Rijkaard, assim como os atacantes Santi Ezquerro e Maxi López.
Além do entrosamento entre a dupla Ronaldinho e Eto’o, o treinador holandês espera poder contar com o talento do jovem meia argentino Messi. O jogador é dúvida para o clássico, já que Liga de Futebol Profissional (LFP) solicitou Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) a anulação de sua contratação pelo time catalão. O meia argentino reclamou durante a semana, mas espera estar em campo.
– Estão pegando muito pesado comigo, mas não estou preocupado com isto. Quero me concentrar para o clássico em Madri – afirmou.