| 18/11/2005 17h25min
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez um discurso duro e cheio de críticas ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva hoje durante a 8ª Convenção Nacional do PSDB. Ele foi o último a falar no encontro em que o senador Tasso Jereissati (CE) tomou posse como novo presidente da sigla.
Em seu discurso, FH não citou o nome de Lula nem de qualquer petista mas disse que o mínimo que se espera de qualquer governo é decência. Ele afirmou que o PSDB vai ganhar as eleições de 2006 para "restituir a decência" que teria sido esquecida durante o governo atual.
– Decência implica dizer basta. E o Brasil vai dar um basta ao que aconteceu nesses anos – discursou.
Numa crítica velada a Lula, FH afirmou que não adianta dizer que outros também erraram no governo e que é preciso apontar o culpado para que ele seja preso. O ex-presidente disse que nunca viu tanta corrupção em um governo e que viu a queda de muitos presidentes, mas nenhum deles foi acusado de corromper as instituições.
– Lugar de ladrão é na cadeia e há de dizer quem é o ladrão, não adianta jogar na vala comum e dizer que todos fizeram a mesma coisa. Que se aponte o culpado e coloque na cadeia. Denuncismo fizeram eles, quem rompeu esse mar de lama não fomos nós, foi a mídia – discursou.
AGÊNCIA O GLOBO