| 17/11/2005 12h59min
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu hoje aos países-membros do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) para criar uma frente comum contra a gripe aviária, como o fizeram para deter a Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars).
"Devemos dar um golpe preventivo a essa epidemia para que de aviária não se transforme em humana", escreveu Putin no artigo Rússia-APEC: amplos horizontes de cooperação, publicado em sua página na internet em razão da cúpula do Apec que começa amanhã, na cidade sul-coreana de Pusan.
O líder russo afirmou que o Apec pode se orgulhar de seu papel na luta contra a Sars e que agora deve aproveitar essa experiência de cooperação para fazer frente à expansão da gripe aviária.
"Isto se refere não só às medidas de quarentena, mas também à cooperação em programas de desenvolvimento e fabricação de vacinas", afirma o chefe do Kremlin.
Putin sugeriu também traçar nos marcos da Apec importantes projetos conjuntos para prevenir catástrofes naturais e superar suas conseqüências, e ofereceu a experiência da Rússia em matéria de observação, previsão, aviso e evacuação de habitantes.
AGÊNCIA EFE