| 17/11/2005 10h44min
O dólar à vista abriu em baixa de 0,64% hoje, cotado a R$ 2,188 na compra e R$ 2,190 na venda. No mercado de títulos internacionais, os papéis brasileiros têm valorização e o risco-país cai 3 pontos, para 350 pontos centesimais.
O mercado financeiro deve responder positivamente à participação do ministro Antonio Palocci na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. O ministro mostrou a habilidade habitual nas respostas dos parlamentares e é consenso que ele ganhou uma espécie de sobrevida no governo.
Mesmo assim, Palocci não deve escapar de uma convocação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos, já que a oposição trabalha para isso. O ministro agora espera o apoio público do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à sua política econômica. Ao mercado, a permanência de Palocci é positiva, porque significa o afastamento do risco de ruptura de sua política fiscal.
Com a política como pano de fundo, o mercado também acompanha a divulgação de indicadores econômicos internos e externos. No Brasil, serão conhecidos números sobre vendas no varejo em setembro. Nos Estados Unidos, a quinta-feira é dia de números de venda de casas novas, além dos pedidos semanais de seguro-desemprego.
AGÊNCIA O GLOBO