| 14/11/2005 18h26min
O suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, afirmou nesta segunda-feira que, caso pudesse escolher um vencedor para o prêmio de melhor jogador do mundo concedido pela entidade, escolheria um zagueiro. Os italianos Nesta e Maldini foram citados pelo dirigente, assim como o goleiro Buffon.
Em entrevista a uma emissora de TV italiana, que irá ao ar nesta quarta, Blatter explicou também que no próximo dia 6, em Lipsia, o Comitê Executivo da Fifa definirá os critérios de escolha das cabeças-de-chave no sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2006.
– Ao lado do ranking mundial, serão levados em conta os resultados das Copas do Mundo de 1998 e 2002. Logo, não é apenas a Itália que deve ficar preocupada, mas também Inglaterra e Holanda – disse Blatter.
Para o presidente da Fifa, a Copa do Mundo da Alemanha será disputada “por grandes equipes, de futebol ofensivo, técnico e também rápido”.
– Não vejo seleções favoritas, já que todas estão em condições de bater os rivais. Será difícil passar pela primeira fase – opinou.
O presidente da Fifa disse ainda que não é certo que a chamada “bola inteligente” (que possui um chip que emite um sinal sonoro quando ela cruza a linha do gol) seja utilizada durante o Mundial. O material foi testado no Mundial Sub-17, no Peru, mas pareceu não empolgar.
– Os erros arbitrais fazem parte do jogo – definiu Blatter.
AGÊNCIA EFE