| 14/11/2005 15h28min
Os riscos da gripe aviária para a saúde humana serão analisados pelos deputados gaúchos nesta semana. A Assembléia Legislativa também realiza seminário na área de agroecologia, evento promovido em conjunto com a Ascar/Emater, governo do Estado e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
A abertura do VI Seminário Internacional sobre Agroecologia e VII Seminário Estadual sobre Agroecologia acontece nesta quarta, dia 16, a partir das 9h. Os eventos acontecem no Teatro Dante Barone e são promovidos pela Ascar-Emater/RS, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, governo do Estado, Empraba e Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Elvino Bohn Gass (PT).
O desenvolvimento e o meio ambiente, a alimentação adequada como direito universal, a tecnologia social e manejo de agroecossistemas sustentáveis e a comunicação como ferramenta para o empoderamento central são alguns dos temas em debate. Foram convidados a
palestrar sobre o assunto a
ministra do Meio Ambiente, Marina da Silva, e o representante do Brasil na ONU para questões de segurança alimentar, Flávio Schieck Valente. Os seminários estendem-se até sexta-feira.
A gripe aviária e os riscos à saúde humana priorizam o debate na quarta-feira da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Pedro Westphalen (PP). Foram convidados a participar o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Odacir Klein, e o superintendente federal da Agricultura no Rio Grande do Sul, Francisco Signor.