| 14/11/2005 11h38min
O ministério da Agricultura chinês anunciou hoje a existência de um novo foco de gripe aviária definido como "altamente patogênico". No total, 800 frangos morreram em decorrência da doença e 126 mil foram sacrificados, na província oriental de Anhui. Com este, sobe para 13 o total de focos registrados na China neste ano (nove deles nos últimos 30 dias).
Embora, por enquanto, não tenha sido reconhecido nenhum caso em humanos, há quatro suspeitos sendo testados. Hoje, uma equipe de investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou à província de Hunan, onde estão três dos citados casos, entre eles uma menina de 12 anos que morreu em 17 de outubro).
Os três casos, no distrito de Xiangtan (onde houve um surto de gripe aviária), são qualificados até o momento pelas autoridades de "pneumonia aguda", embora a OMS e a China continuem fazendo as análises médicas em busca de um diagnóstico definitivo.
O vírus H5N1, o tipo mais grave da gripe aviária, afetou 122 pessoas desde 2003, das quais 63 morreram em Vietnã, Tailândia, Indonésia e Camboja.
AGÊNCIA EFE