| 13/11/2005 12h27min
Uma mulher indonésia morreu no sábado à noite em um hospital de Jacarta com sintomas da gripe aviária, doença que matou 64 pessoas no sudeste da Ásia. Segundo a imprensa local informa hoje, citando fontes da saúde, a mulher apresentava febre alta, tosse e problemas respiratórios, sintomas semelhantes aos causados pela infecção do vírus H5N1.
A mulher tinha sido internada em um centro de saúde da capital após adoecer em seu domicílio de Purwokerto, Java Central, onde a família criava aves para consumo próprio. Os resultados definitivos sobre as causas desta morte serão divulgados na segunda-feira, depois que amostras da mulher forem analisadas em Hong Kong.
Na Indonésia houve a confirmação de cinco casos fatais de gripe aviária, mas 12 pessoas morreram com os sintomas da doença no arquipélago. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença já vitimou outros 13 tailandeses, 42 vietnamitas e quatro cambojanos, totalizando até agora 64 mortes devido à gripe aviária.
Este foco de gripe do tipo H5N1 surgiu na Coréia do Sul em dezembro de 2003, se estendendo pela Ásia e cruzando os Urais até chegar na Europa. As aves migratórias se tornaram um agente transmissor impossível de controlar.
AGÊNCIA EFE