| 20/02/2002 22h16min
O Ministério Público (MP) do Trabalho considerou o Plano de Demissão Incentivada (PDI) do Besc ilegal. O resultado do estudo foi divulgado nesta quarta-feira, dia 20. A irregularidade, segundo o Ministério, está na exigência da quitação do contrato de trabalho, impedindo que os funcionários possam acionar a Justiça posteriormente. A conclusão foi do procurador Luiz Carlos Rodrigues Ferreira, que tentou uma mediação entre o sindicato dos bancários e a direção do banco, sem resultado.
O posicionamento do Ministério Público do Trabalho foi repassado verbalmente nesta quarta aos representantes do sindicato e da direção do Banco. O relatório oficial será encaminhado às partes na semana que vem.
A partir da próxima segunda-feira, o Ministério Público do Trabalho ainda vai investigar as denúncias de coação dos funcionários do Besc para que eles participem de um abaixo-assinado pela aprovação do Plano de Demissões Incentivadas (PDI). A denúncia é do sindicato dos bancários. Segundo a instituição vários funcionários foram pressionados e alguns foram ameaçados de perder os cargos de confiança. As informações são do Diário Catarinense.