| 11/11/2005 16h08min
Suíça e Turquia iniciam neste sábado, no Estádio Suisse Wankdorf de Berna, a disputa por uma vaga na repescagem européia à Copa de 2006. A seleção suíça, ausente de Copas do Mundo desde 1994, nos Estados Unidos, tentará conseguir um bom resultado para chegar bem à partida de volta, na Turquia. Além disso, será uma partida interessante para os suíços mostrarem seu progresso e a força adquirida nos últimos anos, já que em 2008 o time será uma das sedes da Eurocopa, ao lado da Áustria.
Por sua vez, os turcos chegam à Suíça querendo manter sua invencibilidade jogando fora de casa e demonstrar que o terceiro lugar no Mundial da Coréia do Sul e Japão, em 2002, não foi uma casualidade. Nas Eliminatórias Européias, em um grupo que tinha seleções como Dinamarca e Grécia, os turcos não perderam nenhuma partida fora de casa, terminando com quatro vitórias e dois empates. Em Berna, o contra-ataque será sua principal arma.
Nas seis partidas disputadas entre as duas seleções, os turcos ganharam três, empataram duas e só perderam uma. A única vitória Suíça (2 a 1, em Istambul) foi em 14 de dezembro de 1994, pelas eliminatórias para a Eurocopa de 96. O último jogo entre os dois países data de mais de uma década. Foi em 26 de abril de 1995, quando a Turquia venceu por 2 a 1 em Berna.
AGÊNCIA EFE