| 11/11/2005 13h46min
Uruguai e Austrália começam a definir neste sábado em Montevidéu uma das últimas vagas na Copa do Mundo 2006, em confronto entre uma equipe bicampeã do mundo, mas com um fraco histórico nas últimas décadas, e outra em plena evolução. O jogo será disputado no Estádio Centenário, que estará totalmente lotado, pois os cerca de 65 mil ingressos postos à venda acabaram em poucas horas.
Os técnicos parecem ter as escalações praticamente definidas. A única dúvida do Uruguai é o atacante Diego Forlán, que tem se destacado no Villarreal, e é a grande esperança de gols da "celeste olímpica". O técnico Jorge Fossati esperará por Forlán até o último minuto. Na quinta, o artilheiro participou de um coletivo durante 15 minutos e nada sentiu.
Mas se o atacante do Villarreal não puder jogar, Fossati escalará Darío Silva, do Portsmouth, que jogou e marcou gols na repescagem de 2001, também disputada entre as duas equipes e na qual os uruguaios garantiram vaga na Copa do Mundo da Coréia e do Japão.O técnico da Austrália, o holandês Guus Hiddink, também não parece ter dúvidas sobre o time que entrará em campo no estádio Centenário, depois de o volante de origem italiana Marco Bresciano ter sido praticamente descartado.
Se Hiddink mantiver o time que tem testado, deve escalar em Montevidéu um time bastante cauteloso, com apenas Mark Viduka, do Middlesbrough, no ataque. Os autralianos também devem contar com um meia ofensivo, Harry Kewell, do Liverpool (Inglaterra). Ele jogará diante de uma linha de quatro volantes integrada por Brett Emerton, do Blackburn, Tim Cahilli, do Everton, ambos times ingleses; Jason Culina, do Twente (Holanda), e Scott Chipperfield do Basel (Suíça).
Na defesa, a Austrália deve ter uma linha de três zagueiros, diante da qual jogará Vince Grella, do Parma. O Uruguai deve entrar em campo com três atacantes: Marcelo Zalayeta, do Juventus, Richard "Chengue" Morales, do Málaga, e Forlán ou Darío Silva.
Alvaro Recoba, do Inter de Milão (Itália), jogará como meia de criação, diante de dois cabeças-de-área: Diego Pérez, do Mônaco, e Pablo García, do Real Madrid. Na repescagem de 2001, os australianos abriram vantagem de 1 a 0 jogando em Sydney, mas acabaram perdendo por 3 a 0 em Montevidéu.
AGÊNCIA EFE