| hmin
Se quiser negociar unilateralmente uma zona de comércio com os Estados Unidos, o Uruguai deve abandonar o Mercado Comum do Sul (Mercosul), disse nesta segunda-feira, dia 19, em Buenos Aires, o embaixador brasileiro na Argentina, José Botafogo Gonçalves.
O Uruguai, que anunciou, no fim da semana passada, sua intenção de buscar acordos bilaterais com os EUA e outros países, sem consulta aos membros do Mercosul, é a mais nova fonte de preocupação regional e pode gerar nova crise. Gonçalves disse que entende os motivos que levam o Uruguai a negociar com os EUA, já que provavelmente o país tem sofrido mais com a crise regional porque confia nas exportações para o Brasil e para a Argentina, mas diz que país tem que decidir por uma das alternativas.
O presidente uruguaio, Jorge Batlle, se disse em Buenos Aires favorável a ampliar os espaços comerciais fora do Mercosul, e afirmou que nisso há concordância com os sócios do bloco. Batlle garantiu que os demais presidentes não lhe fizeram qualquer cobrança em relação ao anúncio das negociações de comércio com os EUA.