| 08/11/2005 18h14min
O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, prometeu aos representantes da indústria da carne, leite e fumo, nesta terça, que serão retomadas as negociações com os fiscais federais agropecuários em greve desde esta segunda. A comissão de representantes dos sindicatos das indústrias também manteve encontros em Brasília com os ministros do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, para relatar os prejuízos provocados pela paralisação.
Durante a tarde ainda foram realizados encontros com deputados integrantes da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados para que também participem da busca de soluções para o impasse. O presidente da Associação Gaúcha de Avicultura, Aristides Vogt, disse que há uma preocupação em toda a cadeia da carne porque "agora começa o momento de estrangulamento" já que os frigoríficos não terão condições de estocar a produção que não é fiscalizada. Ele considera, porém, que o fato do ministro Rodrigues ter reaberto o diálogo com os grevistas foi positivo.
Os sindicatos das indústrias de carne suína, bovina, aves, leite e fumo também conseguiram, por meio do Centro das Indústrias do RS, liminar favorável ao mandado de segurança coletivo que ingressou na Justiça Federal ainda nesta segunda. A liminar foi concedida pelo juiz de plantão José Paulo Balthazar Júnior.
O argumento da indústria foi o de que a paralisação dos fiscais federais agropecuários é ilegal porque a greve dos servidores públicos não tem regulamentação. A mesma justificativa foi utilizada na greve da categoria em março de 2004 e resultou na citação individual dos servidores.