| 08/11/2005 16h42min
O atacante Ronaldo e o meio-campo Zinedine Zidane, ambos do Real Madrid, convidaram alguns dos melhores jogadores do mundo a participar da terceira edição do Jogo Contra a Pobreza, marcado para o próximo dia 22 de dezembro na cidade alemã de Düsseldorf.
Como embaixadores de boa vontade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Ronaldo e Zidane serão os capitães de cada uma das equipes, que se chamarão "Amigos de Ronaldo" e "Amigos de Zidane". Espera-se um público de aproximadamente 50.000 espectadores na festiva partida, que terá arbitragem do italiano Pierluigi Collina.
O objetivo do jogo é motivar o povo a se comprometer a combater a pobreza, segundo um porta-voz do Pnud, que explicou ainda que a resposta do público e da imprensa nas duas primeiras edições demonstrou que "devemos continuar mobilizando o mundo do futebol".
Os fundos arrecadados nas duas primeiras partidas foram destinados a projetos no Brasil, Comores,
Guiné-Bissau, Haiti, Marrocos, Namíbia, Sri
Lanka e Vietnã. Agora, a renda arrecadada com a venda de ingressos financiará também projetos contra a pobreza selecionados pelo Pnud na África, Ásia e América Latina.
Os fabricantes de artigos esportivos Nike e Adidas fornecerão o material utilizado pelas equipes de Ronaldo e Zidane durante a partida, que também conta com o apoio da Fifa.
– Nunca tivemos os recursos, a tecnologia e o apoio público essencial necessário para evitar que centenas de milhões de pessoas estejam condenadas a viver na pobreza – afirmou o responsável do Pnud, Kemal Dervis.