| 08/11/2005 16h21min
O número de consumidores que conseguirão tirar seus nomes da lista de inadimplentes no fim do ano deve crescer significativamente em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o presidente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Araken de Carvalho Novaes, em dezembro o número de exclusões na base de dados em relação a novembro deve ser 28,38% superior ao verificado no mesmo período de 2004.
A previsão é feita com base em uma soma de fatores como o recebimento do 13º salário, as campanhas de reabilitação de crédito promovidas pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas e as próprias redes de varejo. Também entram nesse rol a geração de empregos temporários, o que já iniciou, e a chamada às compras que os estabelecimentos comerciais começam a fazer com quase 60 dias de antecedência do Natal, através das decorações, promoções e sorteios.
Em 2004, o percentual de crescimento no volume de exclusões de registros do banco de dados do SPC, na comparação dezembro/novembro, foi de 25,23%. Quanto à possibilidade de que esses consumidores, com crédito reabilitado, voltem às compras no fim de ano, Novaes está otimista, não acredita em Natal "morno", mesmo diante dos resultados verificados em datas cuja estimativa do comércio não foi atingida, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais.
Segundo ele, a situação está um pouco diferente, verificou-se uma queda na inflação, as taxas de desemprego não tiveram acentuação drástica, o dólar está cotado em valores que permitirão a volta dos importados às prateleiras inclusive e a expectativa de redução da taxa de juros também trará fôlego ao consumidor nas compras a prazo que são representativas nesse período, diz o presidente do SPC Brasil.
De acordo com Araken Novaes, esse conjunto de indícios de que o fim do ano será de boas vendas para o comércio permite uma estimativa ousada de que as compras parceladas no crediário e em pagamento com cheques, situações que demandam consultas à base do SPC, deverão representar um crescimento de até 6% sobre o ano de 2004.
A certeza de que haverá crescimento na demanda já está inclusive na pauta das próximas reuniões de diretoria da organização traduzida no item reforço na estrutura da central de atendimento às CDLs. O call center deverá estar pronto para dar vazão ao volume crescente de consultas durante sete dias por semana, 24 horas ininterruptas no período de aquecimento de vendas do fim do ano.
Cerca de 77% das consultas para análise de crédito originadas por comerciantes à base de dados do SPC Brasil são respondidas no tempo médio de até 1 segundo; 18% em até 2 segundos e os 5% restantes em até 3 segundos.
AGÊNCIA O GLOBO