| 08/11/2005 13h17min
A greve dos fiscais agropecuários iniciada nesta segunda, dia 7, prejudica o trânsito de produtos provenientes do Uruguai e da Argentina. Centenas de caminhões estão parados na fronteira do Rio Grande do Sul com os dois países aguardando liberação para entrar no Brasil.
Hoje pela manhã a Justiça Federal concedeu liminar ao Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (Ciergs) que obriga os fiscais a emitirem certificados sanitário. O superintende do Ministério da Agricultura, Francisco Signor, já foi notificado e deve encaminhar a decisão aos servidores em greve durante a tarde. Conforme Signor, se a ordem judicial foi descumprida as empresas poderão contratar técnicos da iniciativa privada para emitir certificados.
O comando de greve afirma que não recebeu nenhuma informação sobre a decisão judicial, que também prevê multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento da liminar.
Os fiscais agropecuários de todo o país reivindicam equiparação salarial com fiscais de outros órgãos públicos e melhores condições de trabalho, além da abertura de concurso para contratação de novos funcionários. Estimativa do Ciergs aponta que apenas no Rio Grande do Sul os prejuízos com a paralisação podem chegar a R$ 40 milhões.
RÁDIO GAÚCHA