Conteúdo: unimedespacovida | 05/01/2010 19h59min
Direção defensiva é não se arriscar. É evitar, em vez de remediar, já que pode não haver tempo para isso.
Segundo o médico Ilson Schirmbeck, especialista em Medicina do trânsito, atitudes simples podem fazer uma grande diferença na hora de evitar acidentes:
- Manter uma distância de pelo menos 25 metros do veículo da frente.
- É responsabilidade do motorista que todos usem o cinto dentro do carro. Em caso de choque, o corpo de uma criança, por exemplo, projetado pela inércia, pode matar osocupantes da frente.
- A 90km/h, anda-se a 25m/s. O tempo de reação das pessoas gira em torno de 0,65s. Ou seja, até perceber um risco no trânsito e reagir (frear), o carro já percorreu 17 metros aproximadamente.
- Em caso de má visibilidade em função de mau tempo, o motorista deve se guiar pela linha branca que demarca o início do acostamento, dirigindo próximo dela.
- Forçar ultrapassagem não é uma atitude defensiva. Repense a necessidade.
- Seu autómovel precisa ser seguro. Mantenha a revisão em dia e os pneus em bom estado. Os itens obrigatórios têm de estar funcionando.
- Ajustar o encosto da cabeça na mesma altura dela. Ponha a mão sobre a cabeça e veja se o topo do encosto está na mesma linha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.