Conteúdo: unimedespacovida | 05/01/2010 19h15min
O Coordenador da Assessoria de Educação para o Trânsito (Asset) da Empresa Pública de Transpote Coletivo (EPTC), de Porto Alegre, José Nilson Padilha Bueno garante: em escolas, os projetos de educação para o trânsito só funcionam se houver um comprometimento da comunidade.
Foi nisso que se baseou uma iniciativa do Espaço Vida da Unimed Vale do Caí. Em 2006 e 2008, em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Educação, e com a Brigada Militar, sete escolas de Montenegro desenvolveram atividades que visavam à formação de um motorista mais educado.
“Nesses dois anos, não temos indicativos dos resultados dessa iniciativa, mas acreditamos que apostar nos jovens tem um retorno mais consistente do que tentar
mudar antigos motoristas, que já têm seusvícios”, afirma o coordenador do projeto no Espaço Vida, doutor Dirceu Mauch.
O intervalo de um ano entre uma edição e outra do projeto ocorreu para que houvesse uma renovação entre os alunos do Ensino Médio, público alvo da campanha. Palestras, atividades dirigidas por professores, modalidades de concurso e pesquisas estavam entre as ações propostas nas escolas. O trabalho durou todo o ano letivo.
Envolveu familiares também. O entorno das escolas recebeu sinalização, demonstrando a preocupação com ações efetivas. Em 2008, as palestras foram proferidas no teatro da cidade. Em 2009, a iniciativa foi premiada pela Associação Comercial de Montenegro
Projeto contou com parceria da prefeitura, através da Secretaria de Educação, e com a Brigada Militar
Foto:
Divulgação
/
clicRBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.