clicRBS
Nova busca - outros

Unimed Espaço Vida

Notícias

Conteúdo: unimedespacovida  | 14/12/2009 17h11min

Iniciativa ressalta que rir faz bem à saúde

Ação dará acesso livre às crianças aos brinquedos do Parquinho da Redenção e depois lanche reforçado

O Natal é sempre motivo para uma ação voluntária especial entre os colaboradores da Unimed/RS. No ano passado, por exemplo, o grupo de Voluntariado da Unimed/RS mobilizou todos os setores da instituição e cada um pode adotar uma ou mais cartinhas com pedidos de presentes. Num encontro dentro da cooperativa, os pequenos foram reunidos e todos ganharam o que desejavam: bonecas, bolas de futebol, bicicletas.

Este ano, seguindo a lógica de que rir faz bem à saúde e pensando que não é só um bem material que pode fazer um Natal feliz, a comemoração/presente da criançada será uma tarde no porque de diversões da Redenção.

A festa será no dia 17, quinta-feira, à tarde. As crianças terão acesso livre aos brinquedos do Parquinho da Redenção e depois receberão um lanche bem reforçado. O dinheiro foi arrecadado por meio de doação espontânea dos colaboradores. O trabalho dos voluntários sensibilizou o pessoal, e o valor arrecadado não só vai pagar toda a festa, como promover alguma ação em 2010. A ideia da atividade é justamente promover a alegria, a descontração, a integração, promovendo um final de ano mais legal, mais feliz.

Abaixo, saiba mais sobre o projeto de voluntariado da Unimed/RS:

O que é e como surgiu:

Surgiu em 2006, pois se estava buscando algo que envolvesse os colaboradores, que despertasse o seu senso de cidadania e a preocupação com comunidade. Um projeto foi elaborado e aprovado pela diretoria. Desde então, cada colaborador tem 4h10min mensais para realizar trabalhos voluntários nas instituições parceiras da Unimed/RS. Um dos locais onde a Federação realiza esses trabalhos é no Lar de São José em Porto Alegre. O Lar trabalha com diversas faixas etárias, mas no caso em questão, são atendidas 26 crianças de 6 a 10 anos.

Como funciona:

O colaborador interessado em voluntariar conversa com sua chefia para verificar a disponibilidade e combinar horários. Depois, ele visita a instituição para se ambientar e também para combinar quais serão suas atividades, dias e horários. As 4h10min podem ser divididas. Ele também deve ter disponibilidade para participar das reuniões do grupo que ocorrem, geralmente, de 15 em 15 dias. O Grupo conta atualmente com 17 voluntários.

Resultados:

Conforme impressão dos voluntários e relato das professoras e coordenadoras, os colaboradores da Unimed/RS estão inseridos na rotina das crianças, que os esperam, aguardam com ansiedade as atividades. "Também recebem muito carinho da nossa parte, conversamos com elas quando vemos que algo não está legal. O comportamento de muitas crianças melhorou muito. Procuramos fazer atividades que estimulem o trabalho em equipe, saber dividir", conta Bruna Santos, coordenadora do trabalho de Voluntariado. “Percebemos a evolução do trabalho pelo comportamento deles, que estão mais tranqüilos, mais disciplinados. Estão aprendendo a escutar o outro... Estão mais carinhosos e não vemos mais brigas entre eles”, completa Ana Junqueira, voluntária.

Depoimentos:

"A dedicação ao trabalho voluntário é um exercício de autoconhecimento e aprendizado. O crescimento pessoal e profissional do colaborador que pratica o voluntariado é visível. O grupo está crescendo e tornando-se cada vez mais organizado, começamos a trabalhar com planos de ação para as atividades. Para 2010, estão previstas a criação de Oficinas de Música e Literatura. O trabalho voluntário é uma oportunidade também para o colaborador colocar em prática outras habilidades além do trabalho. É uma relação ganha-ganha!”
Bruna Santos, coordenadora do trabalho de Voluntariado

“Assim que fiquei sabendo do trabalho voluntário, quis fazer parte! Eu gosto muito do trabalho voluntário, trabalhar inserida na comunidade e amo o contato direto com as crianças. O carinho que elas nos dão é imenso. Elas ficam loucas (de felicidade) quando chegamos às segundas-feiras.”
Ana Junqueira, voluntária

Divulgação / 

Ideia da atividade é promover a alegria, a descontração e a integração
Foto:  Divulgação


Comente esta matéria

Mais Notícias

Conteúdo: unimedespacovida  16/02/2010 16h51min
Atitudes premiadas com o tempo
Conteúdo: unimedespacovida  16/02/2010 16h45min
Aproveite cada fase da vida
Conteúdo: unimedespacovida  16/02/2010 16h40min
É preciso agir
Conteúdo: unimedespacovida  16/02/2010 16h38min
Aceite a metamorfose
Conteúdo: unimedespacovida  16/02/2010 16h16min
Respeitar não tem idade
Conteúdo: unimedespacovida  16/02/2010 16h09min
Espaço Vida Unimed Centro forma nova turma
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.