Conteúdo: unimedespacovida | 12/10/2009 15h22min
No dia 17 de novembro, em parceria com o Hemocentro de Porto Alegre e o Hemovale, de Lajeado, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP) convida toda a comunidade da região a se tornar doadora de medula óssea.
Na data, ocorrerá a coleta de amostra sanguínea dos voluntários. Até lá, os interessados podem fazer um pré-cadastro no site www.unimedvtrp.com.br. “Sabemos que a demanda por doadores é grande, e que tem muita gente disposta a doar. A Unimed está se dispondo a servir de ponte entre os potenciais doadores e o cadastro nacional, pois o serviço não é oferecido no interior do Estado”, afirma o presidente da Unimed VTRP, o cardiologista Carlos Antonio da Luz Rech. “Nossa expectativa é cadastrar, no mínimo, 300 pessoas”, conclui.
O cadastro gerado será encaminhado ao Registro de Doadores de Medula do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A iniciativa buscará também desmistificar a doação, levando informação à comunidade.
O transplante de medula óssea é alternativa de tratamento para algumas doenças que afetam as células do sangue. A medula óssea “doente” é substituída por células saudáveis, as do doador.
Iniciativa semelhante é feita há dois anos pela Unimed Litoral Sul, que compreende Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Chuí e São José do Norte. Em parceria com o Hemocentro de Pelotas, campanhas mobilizam a comunidade com sucesso. Nas duas ocasiões, em 2008 e em 2009, sempre em agosto, as metas foram alcançadas, ou seja, se atingiu o número máximo de cadastros de que a estrutura montada dispunha.
“A solidariedade das pessoas é surpreendente. O pessoal que mora nas ilhas vêm de ônibus de excursão para participar. Fizemos uma divulgação intensa. A Unimed virou referência na região, para quem procura informação sobre a doação de medula” conta Luciana Pacheco, da Comunicação da Unimed Litoral Sul.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.