Encontre tudo o que você precisa para sua viagem no hagah. Hotéis e pousadas, motéis e diversas informações de hospedagem em Porto Alegre e demais cidades do RS, como Serra Gaúcha e Litoral RS.

 

Notícias

Como se tornar um blogueiro

Tema segmentado e toques pessoais darão mais visibilidade a um blog, diz blogueiro

Profissão: blogueiro. Por que não!? Com certeza você já acessou vários blogs, e tem até aqueles favoritos que acessa diariamente. Os temas são variados: tecnologia, moda, saúde, esmaltes, joias, roupas, entretenimento, ou seja, opções não faltam para você pular de páginas em páginas no vasto conteúdo que a internet oferece. Mas você já pensou em ganhar dinheiro escrevendo um blog? Isso mesmo: escrevendo um blog (pode ser da sua casa mesmo!), usando as redes sociais para divulgá-lo e ainda se diferenciar entre os demais?

>> Dicas para divulgar sua marca

Uma das características de um blogueiro, segundo o publicitário Antonio Pedro Tabet, do Kibeloco, é o toque pessoal aos textos. “A pessoa que estiver lendo precisa se identificar com você, com os teus textos. Dentre tantas opções de blogs sobre vinho, por exemplo, o que me faz escolher o blog do Renato Machado em detrimento de outros é porque ele é um cara experiente, que escreve sobre o tema há anos, e isso o torna uma fonte crível”, explica Antônio, que há nove anos dá vida ao blog humorístico Kibeloco. O blog tem, em média, 15 milhões de acessos por mês (mais ou menos 500 mil acessos por dia).

>> Saiba como abrir uma franquia

como se tornar um blogueiro
Foto: Sxc, Divulgação

Outra característica é saber escolher um tema que se diferencie entre os outros tantos que existem por aí. “Muita gente quer começar a escrever um blog, mas não sabe por onde começar. A primeira coisa é escolher um tema, porque pode ter vários blogs sobre tecnologia, moda e humor, por exemplo, mas poucos conseguem se sobressair. Precisa ser segmentado, definir um tema bacana e ter paixão pelo o que faz, senão o blog cai na mesmice de outros que existem por aí”, comenta o blogueiro humorista.

Outro exemplo é o Bobagento. Em 2007, o DJ e produtor capixaba radicado em Curitiba, Rapahel Mendes, partiu de comentários de uma comunidade no Orkut, onde as pessoas participavam ativamente, e resolveu criar um blog humorístico. O blogueiro, que também conta com a participação de outros colaboradores para as postagens, publica variadas formas de entretenimento, entre eles vídeos, fotos e games. No Bobagento é possível, ainda, fazer anúncios publicitários e destacar uma empresa de acordo com as necessidades. “No próprio site tem o media kit do Bobagento, em que tiramos as dúvidas das empresas interessadas em divulgar a marca através da nossa página. Pode ser um banner, superbanner, conteúdo patrocinado, enfim”, lembra Raphael. Para um tweet empresarial aparecer na timeline do Bobagento, por exemplo, o blogueiro cobra R$ 500.

>> Redes sociais no mundo corporativo

como se tornar um blogueiro
Foto: Sxc, Divulgação

Além do toque pessoal e de um tema interessante e específico, os futuros blogueiros precisam abraçar a causa e ter amor no que fazem. “É claro que um blog não tem sucesso de uma hora pra outra porque você começa amador e depois vai se profissionalizando. Mas a partir do momento que você vai estruturando sua linguagem, sua relação com os internautas e eles começarem a se identificar com você, o público vai te ver como um formador de opinião. Hoje um blogueiro pode ser muito mais influente do que um cantor de axé”, acrescenta Antonio.

Sobre a renda em blogs, o criador do Kibeloko alertou para os diferentes preços que podem ser cobrados por uma twittada (o cliente pode solicitar que a sua empresa seja destaque no twitter do blogueiro, por exemplo). Ele não revelou quanto cobra, mas famosos globais não hesitam em conseguir uma graninha a mais nas redes sociais. “Sei de uma atriz do alto escalão da Globo que cobra, por twittada, R$ 10 mil. Mas outras por aí cobram R$ 1.000, R$ 2.000...”.

Então, topa o desafio de criar um blog e ganhar dinheiro com isso?

Compartilhar

HAGAH PR

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS