Encontre tudo o que você precisa para sua viagem no hagah. Hotéis e pousadas, motéis e diversas informações de hospedagem em Porto Alegre e demais cidades do RS, como Serra Gaúcha e Litoral RS.

 

Notícias

Especialista explica como funciona a dieta do tipo sanguíneo

Emília argumenta que restringir calorias para baixar o peso a todo o custo traz danos ao organismo

Considerar que há apenas uma forma adequada de nos alimentarmos é esquecer que somos seres singulares, pagando um preço bem alto toda vez que deixamos de levar em conta nossa individualidade biológica. Segundo Emília Pinheiro, especialista na dieta do tipo sanguíneo, é consenso que cada tipo de sangue, O, A, B e AB, carrega a mensagem genética que traduz as formas de alimentação e comportamento de nossos antepassados mais remotos e muitas das suas peculiaridades nos influenciam até os dias de hoje. Logo, esse tipo de herança deve ser considerada na hora de montar uma rotina alimentar.

A terapeuta ortomolecular destaca que está comprovado que quando o paciente se alimenta de acordo com seu tipo sanguíneo, se ganha massa de tecido ativo, aumentando a taxa metabólica basal, o que permite a queima do excesso de gordura sem perda de tecido muscular.

— Considerando uma pessoa obesa, a boa notícia que nos vem a partir desses estudos é que, uma vez conseguido um resultado satisfatório em seu peso, ele é mais definitivo e completo. De acordo com os próprios pacientes, muitos relatam que passaram a se sentir muito menos compulsivos e mais relaxados em relação à enorme disponibilidade de alimentos atrativos com que se deparam diariamente — conta.

>>Nutricionista lista como ter uma alimentação saudável

De acordo com a especialista, nesse tipo de tratamento:

, o paciente é apresentado a estratégias para equilibrar a mente e o corpo, simultaneamente, até conseguir incorporar todos os hábitos saudáveis à sua rotina diária.

— Assim, gradativamente, esse paciente alcança o peso ideal sem passar por dores físicas, estresse emocional e, o que seria pior, pela enorme decepção que acompanha vários métodos de controle de peso — relata.

>>Saiba o que é hipotireoidismo

Emília explica que, ao aprender a viver em parceria com as reais necessidades biológica, em vez de ter que lutar contra elas, o paciente alcança o peso ideal com mais facilidade.

— A vontade por alimentos pouco saudáveis desaparece. A perda da autoestima que acompanha o excesso de peso é substituída por uma sensação de extremo bem-estar geral. A falta de energia some e o sedentarismo dá lugar à alegria de viver e de participar mais da vida — diz.

>>Academias em Curitiba

A especialista argumenta que uma das vantagens desse tipo de tratamento é tornar a alimentação mais segura. Isto sem ter que abandonar os antigos hábitos de um dia para o outro, o que, conforme a terapeuta, não é aconselhado, já que o organismo precisa de tempo para ser moldado aos novos hábitos alimentares.

>>Obsessão por dietas pode indicar distúrbio

Emília revela ainda que é o especialista na área quem elege aqueles alimentos considerados benéficos a cada tipo de sangue, e combina-os com alimentos neutros, que atuam como coadjuvantes indispensáveis em todo o processo. Os alimentos considerados nocivos são excluídos da dieta.

— A lista de alimentos não diminui drasticamente. Para cada um dos tipos sanguíneos existem cerca de 300 tipos de alimentos considerados "amigos" — afirma.

>>Nutricionistas em Curitiba

Para Emília, restringir calorias para baixar o peso a todo o custo, levará apenas à perda de tecido muscular, mesmo com a prática diária de exercícios físicos. No entanto, a longo prazo, ela trará um impacto prejudicial ao organismo como um todo.

— Perder peso de forma muito rápida, só irá prejudicar o sistema imunológico e trazer mais problemas ainda, em cadeia — explica.

Compartilhar

BEM-ESTAR

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS