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Quanto vale cada estrela em um hotel?

Sistema de classificação de hotéis garante mais credibilidade ao estabelecimento

A Classificação das Estrelas nos Hotéis trata-se de uma avaliação feita pela Embratur e pela ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), baseada nos serviços oferecidos e na estrutura de cada hotel. São avaliados itens gerais (posturas legais, segurança, saúde/higiene, conservação/manutenção, atendimento ao hóspede) e específicos (portaria/recepção, acessos e circulações, setor habitacional, áreas sociais, comunicações, alimentos e bebidas, lazer, reuniões/escritório virtual, serviços adicionais, ações ambientais).

Os hotéis avaliados são classificados em categorias que vão de uma a cinco estrelas, além da categoria mais alta, a cinco estrelas superluxo. Um estrela corresponde a um hotel simples, duas estrelas a um hotel econômico, três estrelas a um turístico, quatro estrelas a um superior, e cinco estrelas a um hotel de luxo.Depois das cinco categorias existentes surgiu uma nova ou uma sexta e agora existe o seguinte quadro: 

ø  1 estrela – hotel simples;
ø ø  2 estrelas – hotel econômico;
ø ø ø  3 estrelas – hotel de turismo;
ø ø ø ø 4 estrelas – hotel superior;
ø ø ø ø ø 5 estrelas – hotel de luxo;
ø ø ø ø ø ø 5 SL estrelas – hotel super luxo
 
No serviço de reservas o 5 comum atende 24 horas com pessoal bilíngüe e agora, o conhecido por 5 SL se diferencia por ter pessoal trilingue e possuir telefonista trilingue. O hóspede deve poder fechar a conta da própria unidade habitacional, serviço de mordomo, disponibilização de carros de luxo para locação, serviços de locação de helicópteros e por fim que na portaria e recepção o pessoal que trabalha deve falar português e mais três línguas estrangeiras.

Mudanças no Sistema de Classificação
Mas, com o passar dos anos, o mercado continuou exibindo novos conceitos, o que exigiu a modernização do sistema. Por exemplo, as redes internacionais de hotéis e resorts de alto luxo acham que cinco estrelas é pouco! Para convencer turistas endinheirados de que as diárias salgadíssimas valem cada centavo, eles já estão adotando uma nova classificação mais estrelada para seus empreendimentos. Querem ser chamados agora de seis-estrelas – ou o novo cinco-estrelas plus

E agora, para evitar inúmeras confusões na classificação das estrelas, a ABIH Nacional- Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em parceria com o Instituto EMBRATUR, está consolidando o novo processo de classificação de hotéis, através do Sistema de Classificação dos Meios de Hospedagem, o qual está vigorando oficialmente. As categorias prevêem diversos tipos de empreendimentos do cinco estrelas super luxo ao econômico.

Nota-se atualmente que as necessidades do mercado, levaram ao surgimento da categoria econômico de negócios, voltada ao hóspede de negócios que buscam facilidades como acesso a internet no próprio apartamento ou em espaços com micros já conectados e que podem ser acionados via cartões pré-pagos. Por outro lado, pode-se constatar que os hotéis de lazer também passaram por um ciclo evolutivo, de resort a complexo turístico ou megaresorts.

Para solicitar o formulário de classificação, deve ser preenchido um formulário de interesse prévio no site da ABIH nacional. No formulário, o responsável pelo preenchimento deve dizer em que categoria o candidato a avaliação se encontra (resort, pousada, hotel, flat, SPA, albergue ou outros) e quantas estrelas ele daria para o estabelecimento. É recomendável que seja lido o documento de regras para avaliação, para saber se o hotel encontra-se mesmo dentro da categoria apontada no formulário. Depois disso, devem ser apresentados os documentos de regularidade empresarial. Após a assinatura do contrato, é feita a avaliação técnica, pelo órgão credenciado. Os passos finais são a homologação da classificação, dada pelo conselho de classificação, e a emissão do certificado e entrega da placa.

Responsabilidade Ambiental
Em abril de 2002 entrou em vigor uma nova forma de fazer essa avaliação, evidenciando, a partir daquela época, conceitos de responsabilidade ambiental como avaliação de padrão para a concessão de estrelas. A ideia levou hotéis a treinarem seus funcionários a regularem os gastos de energia e água, separarem o lixo no sistema de coleta seletiva, entre outras coisas.

Corria a segunda metade dos anos 70, presidência do General Ernesto Gaisel, quando o então presidente da Embratur Said Farah - e fez mesmo - resolveu que iria classificar a hotelaria brasileira e pra isso não mediu esforços e nem perdeu tempo, num único dia, conseguiu tramitar por toda a burocracia ministerial e palaciana e estavam prontas as normas que regeriam a dita classificação hoteleira.

Fonte: ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis)

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