| 04/02/2002 17h12min
O Planalto Serrano está vivendo um verão atípico. Desde dezembro, ocorreram na região seis geadas (três delas em fevereiro, a última no fim de semana). Em São Joaquim, a mínima registrada no domingo, dia 3, foi 6,4 graus centígrados.
De acordo com dados da Climaterra Assessoria e Planejamento em Meteorologia e Agronomia, na região de São Joaquim a mínima nesta segunda-feira foi 7,1ºC, e o recorde de geadas no mês de fevereiro foi batido. O normal é uma geada em fevereiro, mas já houve três.
O agrônomo Ronaldo Coutinho Prado lembra que as seis geadas deste verão ocorreram nos dias 2 e 26 de dezembro, 18 de janeiro e nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro.
– Desde 1955, quando começaram as análises meteorológicas na região, não haviam sido computadas tantas geadas no verão – disse.
Essas geadas são fracas e ocorrem em pontos isolados, em altitudes acima de 1,3 mil metros.
O frio não tem se restringido ao Planalto Serrano. Na Grande Florianópolis, durante o mês de janeiro, foram registrados 12 dias com temperaturas abaixo dos 20º C, um recorde para a região, observa Coutinho.
Apesar das temperaturas amenas, a média está dentro da normalidade para a época do ano. O detalhe é que os extremos de frio e calor estão muito elevados. A exceção fica nos municípios de São Joaquim e Lebon Régis, onde o verão já é o mais frio dos últimos 12 anos.
Confira a previsão no clicTempo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.