clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 28/01/2002 22h10min

Bové afirma que pode participar de ação como a de 2001

No ano passado, o ativista destruiu uma plantação de soja transgênica no Estado

O líder da Confederação Camponesa da França, José Bové, que se tornou conhecido dos gaúchos no ano passado ao destruir uma plantação de soja transgênica no norte do Estado, disse nesta segunda-feira, dia 28, que poderá participar de ação semelhante este ano. Bové participa do 2º Fórum Social Mundial como delegado da organização camponesa Via Campesina.

– Não sou eu quem decide. Não vim para nenhuma ação específica, mas participarei se for contra os transgênicos e se houver uma decisão do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra ou da Via Campesina – afirmou.

Em 2001, na abertura da primeira edição do evento, Bové, junto com integrantes do MST e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), depredou uma plantação experimental da empresa Monsanto, em Não-Me-Toque. Agora, diz que está no Estado com outro espírito: 

– No ano passado, vim como professor. Agora, sou aluno.

Às 14h, Bové seguiu para o Palácio Piratini, onde participou da reunião do Comitê Internacional do Fórum. A Confederação Camponesa é fundadora da Ação pela Tributação das Transações Financeiras e Apoio aos Cidadãos (Attac), uma das principais organizadoras do Fórum e mais importante braço europeu do encontro. No Piratini, Bové recebeu uma credencial do comitê gaúcho do Fórum e foi conduzido ao Galpão Crioulo, onde cerca de 150 pessoas discutiam a temática do evento que ocorre de 31 de janeiro a 5 de fevereiro.

Escoltado pelo presidente da Attac e editor do jornal Le Monde Diplomatique, Bernard Cassen, Bové, sempre de sandálias e com uma sacola a tiracolo, retornou ao hotel às 18h20min. Os dois se dirigiram em seguida para a abertura do 2º Fórum de Autoridades Locais, no Centro de Eventos do Plaza. O líder camponês deverá regressar a Paris no dia 3, para uma audiência na Justiça francesa. O ativista antiglobalização tornou-se réu e mundialmente famoso ao destruir lojas da rede McDonald's e laboratórios de pesquisa sobre transgênicos.

Adriana Franciosi / ZH

Bové chegou a Porto Alegre nesta segunda-feira
Foto:  Adriana Franciosi  /  ZH


Notícias Relacionadas

28/01/2002 15h17min
Chega a Porto Alegre o ativista francês José Bové
28/01/2002 13h46min
Ministra francesa visita programas habitacionais da Capital
28/01/2002 08h51min
Danielle Mitterrand retorna ao Rio Grande do Sul
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.