| 19/09/2005 18h22min
Pela primeira vez nos 23 anos de história do PT em Mato Grosso, o Campo Majoritário deixará de comandar o diretório estadual. Na eleição do último final de semana, a chapa encabeçada pela senadora Serys Slhessarenko obteve 53,51% dos votos, derrotando o deputado estadual Ságuas Moraes, do Campo Majoritário, com 41,68%. No diretório municipal de Cuiabá, o grupo de Serys, formado por militantes de diversas tendências, também saiu vitorioso.
– Nossa vitória mostra que o PT está vivo. Esta é uma resposta às práticas adotadas pelo Campo Majoritário, que achou que poderia fazer política à moda dos outros partidos. Foi emocionante ver como a militância estava mobilizada ontem (anteontem) – avaliou a senadora.
Segundo dados parciais divulgados nesta segundaa pela comissão que organizou a eleição estadual, o comparecimento às urnas chegou a 39,53%, quase o dobro do quórum verificado na eleição passada. O resultado oficial ainda não foi divulgado, já que há municípios que não totalizaram a apuração.
De posição independente, Serys Slhessarenko é senadora em primeiro mandato. Antes foi deputada estadual durante três legislaturas. Na eleição nacional, faz parte da chapa "Movimento", encabeçada pela deputada federal Maria do Rosário, do Rio Grande do Sul.
Em entrevista coletiva à tarde, a senadora defendeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, segundo ela, está sendo vítima de uma campanha da oposição, cujo objetivo é inviabilizar a reeleição no ano que vem.
– Não é apenas uma crise do governo. Esta crise é muito maior: é do governo, do Congresso e do partido. Mas tenho certeza de que se Lula encaminhasse hoje um projeto acabando com a reeleição, ele governaria na mais completa paz até o fim do mandato – disse.
Ságuas Moraes dividiu a culpa pela derrota entre a crise do Campo Majoritário no país e sua baixa inserção na região metropolitana de Cuiabá, onde está o eleitorado de Serys. - A situação nacional influiu bastante, é lógico. Mas eu saí vitorioso no interior. O problema é que não consegui segurar a vantagem na Grande Cuiabá - avaliou ele. O deputado diz que está aberto a dialogar com a nova direção do partido.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.