| 19/09/2005 11h42min
Faltando menos de 500 votos a serem apurados, o candidato à presidência nacional do PT, Valter Pomar, da tendência Articulação de Esquerda, lidera as eleições internas do partido em Santa Catarina, com índice de 37%.
Em segundo lugar está Ricardo Berzoini, do Campo Majoritário, com 23,7%, seguido por Raul Pont, da Democracia Sindicalista, com 19%, e Plínio de Arruda Sampaio, da Ação Popular Socialista, com 13%. Os outros canditados somam juntos 5%.
A Articulação de Esquerda também lidera o pleito para o diretório estadual. O candidato da tendência, Pedro Uczai, conta com 49,9% dos votos apurados. A dúvida é se haverá segundo turno.
O segundo colocado é Lizeu Mazzioni, que tem 27,3%. Em terceiro está Vânio dos Santos, com 10%, e em seguida vêm Marcos Neves (9,1%) e Chico Lessa (3,7%).
De acordo com o coordenador estadual das eleições, José Roberto Paludo, a apuração deve ser concluída por volta das 12h. O resultado oficial será anunciado às 17h.
Dos 28.400 militantes de Santa Catarina aptos a votar, 10.300 participaram do pleito. O indíce de participação de 36% superou as expectativas:
– O quórum foi uma surpresa positiva. Trabalhávamos com a expectativa de 30% dos eleitores, que era a mesma média das eleições passadas, em 2001 – disse José Roberto Paludo.
Com as eleições, a Articulação de Esquerda se consolida como a principal tendência do PT no Estado. Dela fazem parte o atual presidente estadual, Milton Mendes, e o secretário nacional da pesca, José Fritsch.
Embora falte concluir a apuração, a estratégia do diretório catarinense ao pleito para a presidência nacional, que se encaminha para o segundo turno, está definida.
– A nossa posição política é de apoio a um canditado de esquerda contra o Campo Majoritário em nível nacional – afirmou Paludo.
CBN/DIÁRIOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.