| 01/09/2005 14h26min
Depois de nos últimos dias citar o exemplo do presidente Juscelino Kubitschek como inspiração para seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mencionou o nome do economista Celso Furtado como exemplo a ser seguido. Ao discursar na cerimônia de formatura de novos diplomatas, Lula disse que eles devem fazer como Celso Furtado, que sempre acreditou no Brasil e na capacidade transformadora de seu povo.
O presidente também usou novamente a palavra paciência ao afirmar que a política externa bem-sucedida é a prova de que com paciência e dedicação e visão de futuro "estamos transformando em realidade aquilo que não saía do papel". Lula comemorou os números da política externa e da econômica dizendo que está sendo projetado lá fora o êxito econômico que o país está tendo internamente. Em vários momentos, falou aos diplomatas da necessidade de manter a cabeça erguida e não ceder a preconceitos.
– Não seremos uma grande nação se prevalecerem duas coisas: a subordinação e o preconceito. Tirem essas duas coisas da cabeça de vocês e vocês serão vencedores. Vou dar um conselho, como presidente da República e como um sindicalista que negociou a vida inteira: vocês só serão respeitados se se respeitarem. Nunca baixem a cabeça na negociação. Ninguém é líder por que pede para ser líder, por que tem mais dinheiro, por que fala mais grosso ou mais fino, é líder quando a maioria quer – discursou.
Lula disse ainda que o Brasil tomou as rédeas do seu destino.
– Inspirem-se no Celso Furtado, que acreditou sempre no Brasil e na capacidade transformadora do nosso povo.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.