| 08/01/2002 09h47min
O ministro de Turismo do Afeganistão, Abdul Rahman, aposta que dentro de alguns meses seu país será novamente uma atração para os turistas e disse que agências de viagens da Grécia, da Espanha e do Egito já teriam se interessado pelo mercado afegão.
– O país está novamente aberto ao turismo, pela primeira vez em 23 anos. Muita gente tem curiosidade para vê-lo com seus próprios olhos, sobretudo depois de ele ter aparecido tantas vezes na televisão.
O ministro disse esperar que, em três ou quatro meses, chegue a primeira onda de turistas da Europa, dos países muçulmanos e dos EUA. Os americanos adorarão, de acordo com Rahman, visitar lugares como as cavernas de Tora Bora, onde se crê que o chefe da rede Al-Qaeda, Osama bin Laden, se refugiou com seus homens durante várias semanas em dezembro. Para o ministro, além disso, a cidade de Kandahar, no Sul, onde viveu o chefe supremo dos talibãs, o mulá Mohamed Omar, será logo um ponto turístico.
– Hoje não enviaria turistas a Tora Bora ou a Kandahar, mas em alguns meses a situação será muito diferente – disse Rahman.
A tarefa do ministro se mostra no mínimo difícil. Bin Laden e o mulá Omar são ainda fugitivos, e os bombardeios americanos prosseguem em várias regiões do país, com o objetivo de eliminar eventuais focos de resistência do Talibã e da Al-Qaeda. De acordo com as organizações humanitárias, Kandahar é uma cidade “instável”, e as estradas que unem os principais centros do país são um ninho de bandidos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.